sexta-feira, 21 de setembro de 2018

21 de setembro - Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.
Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.
Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Curiosidades:

- Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente. Observe:

Árvore símbolo da região Norte – Castanheira;
Árvore símbolo da região Nordeste – Carnaúba;
Árvore símbolo da região Centro-Oeste – Ipê Amarelo;
Árvore símbolo da região Sudeste – Pau-Brasil;
Árvore símbolo da região Sul – Araucária.

Fonte: Brasil Escola

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Produção de mel cresce no norte de Minas Gerais

Mel é alternativa de renda no norte de Minas Gerais
A produção de mel se transformou numa boa fonte de renda para pequenos agricultores do norte de Minas Gerais. Nos últimos anos, o volume produzido cresceu mais de 200%.
No sertão do norte do estado, com a falta de chuva dificultando o cultivo da terra, as abelhas ainda encontram de onde tirar o sustento nas poucas plantas que florescem.
Por causa do clima, a produção leiteira na região caiu nos últimos anos e foi a apicultura que salvou muitos produtores rurais.
É o caso de Aparecida da Silva. "Não temos condições de comprar os produtos para alimentar uma vaca para ela dar leite para vender e poder ter lucro. Com a abelha é mais fácil porque quase não precisamos alimentá-la”, diz.

De mãe para filho

E 95% das pessoas que trabalham na atividade são da agricultura familiar, como Terezinha Meira, que já está há certo tempo no ramo e agora repassa seus conhecimentos para o filho, Pedro Victor Meira.
Os dois são de Bocaiúva, município com a maior produção de Minas Gerais: são 128 mil quilos de mel por ano.
“Hoje eu trabalho na apicultura e vejo que na roça não preciso sair para ter novos horizontes. Penso em sair para estudar, mas penso em voltar", diz Pedro.
No norte de Minas Gerais já são 1.400 agricultores familiares que investem também na apicultura.
Em Januária, foi montada uma associação que processa, embala e vende o mel. Começou com 7 apicultores, e hoje são mais de 50.
"A cada ano que passa tem aumentado mais a produtividade. Pessoas procurando porque é um meio de uma renda, ou renda principal de uma família ou auxiliar”, diz Luciana Américo, presidente da associação.
Para aumentar os conhecimentos sobre a atividade, os agricultores recebem cursos oferecidos pelo Senar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Programador cria 'robô' para se vingar de empresas de telemarketing


Cansado de ouvir o telefone tocar várias vezes com serviços, promoções e cobranças, sul-mato-grossense inventou robô-telefonista para ligar sem parar para quem o incomodava.
Você já deve ter passado por isso: o telefone toca várias vezes por dia e, do outro lado da linha, alguém oferece um serviço, uma promoção ou tem uma cobrança para fazer.
Pois um programador de Mato Grosso do Sul resolveu dar um basta nisso. Ele criou um robô-telefonista para ligar sem parar justamente para quem o incomodava. Veja na reportagem do Fantástico.

Fonte: G1

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Exportação de café verde do Brasil cresce 33,4% em agosto

Café conilon: 537,4 mil sacas da variedade foram exportadas em agosto, aumento de 1.693% em 1 ano — Foto: Vinícius Gonçalves/ TV Gazeta
A exportação de café verde do Brasil em agosto atingiu 3,07 milhões de sacas de 60 kg, crescimento de 33,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com impulso de uma grande colheita que também registra boa qualidade, afirmou nesta quarta-feira (12) o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé).
"Os resultados das exportações do café brasileiro no mês de agosto apresentaram, conforme prevíamos, um crescimento muito significativo, registrando um dos maiores volumes mensais dos últimos dois anos", declarou o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, em comunicado.
Segundo ele, com a boa safra e a colheita praticamente encerrada, "os números confirmam o ótimo desempenho do café arábica, bem como, a forte recuperação do café conilon".
"Os volumes do mês refletem ainda a excelente qualidade do produto brasileiro para atender ao exigente mercado internacional", disse.
A exportação de café arábica do Brasil em agosto atingiu 2,53 milhões de sacas, alta de 11,6% na comparação anual. Já a exportação de café robusta somou 537,4 mil sacas, aumento de 1.693% ante agosto do ano passado, quando os embarques sentiam os efeitos da seca.

Fonte: G1