terça-feira, 26 de julho de 2016

Você sabe qual a importância da atividade física?

Fazer exercícios regularmente é algo que todos os médicos, fisioterapeutas e profissionais da área de saúde recomendam para quase todas as pessoas. As exceções ficam por conta de situações clínicas que dificultam ou impedem a prática de alguma atividade. É consenso de que nosso corpo funciona melhor quando está sempre em movimento. Os músculos se desenvolvem melhor quando são mais requisitados, todo o sistema circulatório tende a se adaptar à maior necessidade de suprir oxigênio durante as atividades físicas e para tudo no corpo a lógica parece ser a mesma.
Praticar atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade da atividade física varia muito de acordo com cada indivíduo. A variação é tanta que sequer podemos faze aconselhamentos sem conhecer cada pessoa. Apenas um profissional de saúde pode indicar qual atividade física é ideal para você, considerando vários aspectos, dentre eles:
Objetivo com a prática da atividade (emagrecer, hipertrofia, postura, aliviar dores… etc.)
Disponibilidade de tempo e frequência para praticar a atividade
Exames clínicos e doenças pré-existentes
Alimentação, que com a prática de exercícios terá que ser alterada
Idade, peso, gênero e todos os fatores clínicos que são observados em uma consulta
Apenas combinando as informações acima já é possível perceber que não é simples indicar qual atividade física cada pessoa deve realizar. Mesmo alguém em perfeita saúde pode se prejudicar ao exagerar ou fazer alguma atividade incorretamente, tornando o exercício um malefício para a saúde. Sempre procure um profissional de saúde antes de começar a fazer exercícios e caso prefira academias, tenha certeza de que o profissional que lhe atende é qualificado (fisioterapeuta ou formado em educação física).
Exercícios: só tem a ganhar se fizer corretamente
Outro item difícil em se tratando de fazer atividades físicas é vencer a procrastinação. Aquela ideia de sempre deixar o exercício para o dia seguinte, inventando para nós mesmos várias desculpas e motivos para não sair da zona de conforto acaba por atrapalhar os planos mesmo dos mais determinados. O ideal é arrumar uma companhia para os exercícios diários de forma que um possa incentivar o outro a cumprir o planejado. A atividade física associada com uma alimentação saudável pode propiciar uma excelente qualidade de vida para todas as fases da vida.
Exercícios físicos são importantes! Libere 1 hora do seu dia para cuidar da saúde! Você não vai se arrepender e logo estará recuperando esta hora em termos de produtividade em suas tarefas diárias!

Fonte: Saúde Melhor