quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Nossa Senhora Aparecida


O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil.
Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil, a mãe do menino Jesus, conhecida também por Santa Maria.
Devido a importância que esta santa possui no país, foi construído um santuário dedicado à sua imagem no estado de São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.
O Dia de Nossa Senhora Aparecida também é conhecido como o "Dia das Crianças". A data foi criada por um Deputado brasileiro para homenagear as crianças, e escolheu o dia 12 de outubro por ser o dia da mãe de Jesus Cristo.

Origem do Dia de Nossa Senhora Aparecida

De acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.
Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça, e enrolou-a em um manto.
Dezessete anos depois do achado foi construída a primeira capela.
Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

Fonte: Calendarr

Nenhum comentário:

Postar um comentário