quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Como o Reconhecimento Profissional é Importante para Motivação dos Colaboradores

Reconhecimento é intimamente ligado a motivação profissional
É de conhecimento geral de que um funcionário motivado se torna muito mais produtivo, criativo, capaz de solucionar problemas, criar novas ferramentas para a empresa, motivar seus outros colegas e, principalmente, é feliz em seu trabalho. Existem muitas alternativas que podem motivar um colaborador, sendo o reconhecimento profissional uma das mais importantes. Quando empresas deixam de mostrar para seus funcionários os bons resultados de seu trabalho, o crescimento que tiveram e a valorização de seus esforços, elas acabam perdendo talentos e retendo pessoas desmotivadas, que não estão felizes com suas funções. Por outro lado, a motivação faz com que o funcionário se sinta valorizado e entenda que quanto mais ele se esforçar, mais reconhecimento terá.

O cérebro reage positivamente à mensagem de reconhecimento

Existem estudos científicos que mostram que há uma parte do cérebro dedicada à recompensa e motivação. Quando esse sistema é ativado, automaticamente, o organismo da pessoa em questão liberará elementos químicos que farão com que ela se torne mais comprometida, proativa e focada em seus objetivos.

Por que o reconhecimento profissional é tão importante?

Essa é uma parte essencial na vida de todo ser humano, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. Ao obter reconhecimento profissional, a tendência é que seu colaborador se sinta mais motivado e proativo, provocando assim o seu crescimento na empresa, e quando um funcionário cresce, a corporação cresce junto, pois contará com um time disposto a encarar desafios, superar obstáculos de uma maneira criativa e produzir com maior eficiência.

Feedback como ferramenta de reconhecimento profissional

É por meio dessa técnica que os líderes conseguem deixar os colaboradores mais motivados, produtivos, pró-ativos e comprometidos com a instituição. Quando realizado da forma correta, o feedback tem um efeito muito forte e positivo na postura dos funcionários, que passam a se dedicarem mais por sentirem-se parte fundamental para o sucesso da empresa.

Essa ferramenta é basicamente uma avaliação individual de cada membro da equipe. No feedback, não deve constar apenas os pontos de melhoria do colaborador, mas, principalmente, o reconhecimento dos esforços, acertos e contribuições para que e a empresa atingir as metas estipuladas.

O que posso fazer para mostrar reconhecimento aos meus colaboradores?

Acompanhe de perto o trabalho de seus funcionários

Não apenas os resultados, mas principalmente o processo que o levou até a finalização das tarefas. Com isso, você poderá entender como que ele produz, as evoluções que teve e onde tem dificuldades. Demonstrar preocupação e dar um acompanhamento mostra para o colaborador que você está interessado em seu progresso.

Comunique-se com eles

Quando sentir que seu colaborador tem problemas na realização de alguma tarefa ou que ele aparenta estar desmotivado, procure conversar com ele para entender o que está acontecendo e, juntos, encontrar uma solução que irá beneficiar os dois lados.

Implemente programas de incentivo

Ao estabelecer metas em sua empresa, procure criar programas de incentivo, como uma bonificação salarial, um dia off ou premiações. Tendo uma recompensa em vista, seus funcionários ficarão motivados e procurarão atingir seus objetivos de uma maneira mais enérgica.

Elogie

Quando notar que seu colaborador fez um bom trabalho, não deixa de pontuar. Elogie também quando os prazos forem cumpridos, quando soluções criativas forem sugeridas e, principalmente, quando notar que houve um aumento de produção ou mais eficácia durante a produção de atividades. Dessa maneira, sua equipe se sentirá motivada a manter bons resultados e terão a sensação de liberdade e criatividade dentro da corporação.

Exemplos de Mensagem de Reconhecimento

"O reconhecimento é o melhor combustível para energizar sua equipe." – Fernando Fernandes

"Reconhecer os valores pessoais de seus liderados é importante, mas agradecê-los pelo profissionalismo exercido trará um ambiente favorável a vitórias." - Jardel Melo

"A gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão." - Alan Vaszatte

"Necessariamente o homem inteligente não faz questão de elogios, mas de reconhecimento." - Eanes

"A realização pessoal é a maior conquista de um profissional, mas o reconhecimento dos demais é o que faz esse acontecimento ser tão especial." - Estéfane Farias Ferreira

Fonte: Portal IBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário